SEJAM BEM-VINDOS!!!!!

O OBJETIVO DESTE BLOG É DE ATENDER A TODOS OS INTERESSADOS EM ORIENTAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS E DEMAIS ASSUNTOS. TODOS OS TÓPICOS ESTÃO ABERTOS PARA COMENTÁRIOS, SUGESTÕES,CRITÍCAS QUE SERÃO ACEITAS PARA NOSSO APRIMORAMENTO.



domingo, 30 de janeiro de 2011

Como se tornar um grande leitor?

Aprender a ler é um exercício que permite a criança adentrar outros mundos, obter informações, desfrutar e compartilhar sensações e emoções.
A escola é um ambiente privilegiado para garantir muito contato com os livros, mas cabe também aos pais contribuir para essa formação. Ler para os pequenos e comentar a obra com eles é fundamental para começar a desenvolver os chamados comportamentos leitores.
Mesmo antes de aprender a ler, as crianças devem ser colocadas em contato com os livros, essencial que manipulem os exemplares, incentive a folhear as paginas e observar as imagens e os textos. Ao ver um adulto lendo, ao ouvir historias contada por ele, os pequenos começam a se interessar pelo mundo das palavras. Este é o primeiro passo para se tornarem leitores percurso este que vai se estender ate o fim de sua vida, mas acentuado no Ensino Fundamental.
A pratica de leitura, vista no amplo processo de alfabetização, exige do professor estratégias que tenham com finalidade, além de levar o aluno a decodificar “letras em sons”, fazê-la construir significados.
Para isso é necessário oferecer diferentes situações de leitura, que atendam as particularidades de cada texto e envolvam diferentes autores e formas de discurso.
·        COMO LER
                  Existem dois modelos básicos: o contato pessoal da criança com o livro (manipulação do livro) e roda de leitura, em que o professor lê para toda a turma.  Neste segundo modelo o professor deverá sempre planejar a atividade. Desta forma a leitura passar a ter um objetivo e não um simples fato de ler. Um segredo para formarmos leitores é misturar os momentos de leitura intima, silenciosa e pessoal com outros de troca sobre como cada aluno se relaciona com o que leu. Levar os alunos a falar com os colegas sobre os livros é uma boa maneira de manter e ampliar seus hábitos de leitura.
·        ONDE LER
                  Na Educação Infantil tem um cantinho da leitura, local onde os alunos alem de guardar os livros tem um espaço reservado para se fazer à leitura, já os alunos do Ensino Fundamental não há espaços específicos para ler, o aluno que desde pequeno tem o habito da leitura ele busca o seu próprio canto.
·        QUANDO LER
                  A leitura deve ser uma atividade diária na Educação Infantil, mas cabe lembrar que as crianças pequenas não têm paciência para ficar muito tempo fazendo a mesma coisa, por isso reserve apenas dez ou quinze minutos por dia para este momento. À medida que eles vão criando o habito da leitura, os pequenos começam a prestar atenção em historias mais longas.
·        ONDE GUARDAR OS LIVROS
                  É muito comum cada sala de Educação Infantil ter um cantinho da leitura, com uma pequena estante. O ideal é que alem da Educação Infantil o Ensino Fundamental também tenha um acervo com acesso adequado e ao alcance das crianças. Cabe ao professor ensinar os cuidados básicos que devemos ter com os livros.
·        O QUE LER
                  As historias de ficção (como os contos de fadas) são as que mais encantam as crianças, mas é importante oferecer a elas diversas obras para que criem um repertorio amplo. Mas cabe ao professor procurar sempre textos que tenham descrições ricas, historias bem escrita e que prendam a atenção das crianças, misture um pouco de mistério, comedia e estimulem a imaginação, criando uma aventura interessante.
                  Para os maiores cabe a turma escolher os livros, é importante o professor conhecer o interesse dos estudantes para que fique mais fácil, ajudar, sugerir leituras que farão sucesso.

Nunca é tarde para gostar de ler, mas sempre é tempo de criar o habito de leitura e inspirar a todos. Pode parecer difícil, mas basta dar o primeiro passo, ou melhor, abrir o primeiro livro. Boas Leituras!!!!!!!!!!!

 Referencias: Revista Nova Escola,ano XXV número 234, Editora: Abril, agosto 2010.
                      Revista especial guia prático para professores, número 12, Editora Lua.

Um comentário:

  1. Adorei tudo, Wani!!! Tá muito bonito e bem elaborado! Já compartilhei e vou recomendar ao meu filho e aos colegas dele da Unirio. Fico feliz e orgulhosa por você!!!!!Bjão

    ResponderExcluir