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PEDAGOGIA

ORIGEM DA PALAVRA PEDAGOGIA


Para que possamos entender o que significa pedagogia, devemos, primeiramente, conhecer sua história.

A palavra pedagogia existe desde a antiguidade grega. Pedagogia provém de duas palavras gregas: pais, paidos, criança; e ego, conduzo,guio. Logo, pedagogia etimologicamente significa aquele que conduz a criança. (SAVIANI, 1985, p.27).

Os pedagogos eram simples condutores ou guardiões das crianças, do caminho de casa até a escola. Em Roma, transformou-se num preceptor. Quando Roma conquistou a Grécia, entre os prisioneiros reduzidos a escravidão, tinham vindo muitos atenienses cultos e ilustrados, com habilidades e conhecimentos que os romanos apreciavam. Por razão da multiplicidade de conhecimentos, os patrícios e cavaleiros romanos entregaram a educação de seus filhos aos gregos, seus escravos, alguns eram filósofos, sofistas, reitores, sábios.

Passado o tempo, surgiu a idade média, após as trágicas invasões dos bárbaros. As condições de vida transformaram-se completamente, desaparecendo a escravidão, por influencia do cristianismo, e por esse motivo o pedagogo-escravo deixou de existir.

Receberam, então, o nome de pedagogos, os estudantes universitários pobres que se instalavam nos castelos senhoriais e nos solares, servindo de preceptores dos filhos dos fidalgos e grandes senhores. Enquanto estudavam, iam ensinando recebiam como pagamento, pequena importância. Muitas vezes ensinavam apenas a troco de comida, luz e roupa lavada.

Naquele tempo, a instrução era muito difícil e os estudantes pedagogos começaram, com autorização dos respectivos senhores, a reunir os filhos do solar, onde lecionavam, com outras crianças da região que eram de famílias conhecidas. Assim, começaram a surgir as escolas particulares. Por esse motivo, palavra “pedagogo”, começou a ser usada como sinônimo de mestre-escola.

Porém, esses estudantes – pedagogos começaram a se apresentarem de maneira arrogante, com um certo ar de superioridade, que o humilde mestre-escola não tinha. O povo, então passou a usar o termo “pedagogo” em sentido meio desagradável. Segundo Chasteau (apud, BUCHON, 1962, p.37), em Lições de Pedagogia: “Aquela palavra, [pedagogo> foi por muito tempo tomada numa acepção deprimente e como sinônimo de pedante”. Assim, durante muito tempo, este significado persistiu na linguagem fluente, como provaram os diversos dicionários da época.

Mais tarde, o termo pedagogia, derivada da palavra pedagogo, começa a ser conhecida verdadeiramente.





O CONCEITO DE PEDAGOGIA

Atualmente, define-se a Pedagogia como a ciência e a arte de educar. Para compreender importância da educação e necessário questionar o seguinte: qual deve ser o objetivo da educação? O que deve se ensinar?

Para conseguir responder essas questões, é preciso sair do empirismo e, através do campo de especulação, da investigação cientifica e da experimentação adquirir formas de conhecimentos, que tornará o individuo capaz para atingir o seu objetivo. Isto é, caminhos mais aptos, mais inteligentes e mais eficazes para contribuir com a formação do educando o mundo social.

Na pedagogia, esses conhecimentos são usados em diversas áreas: Pedagogia Hospitalar, Pedagogia Empresarial, Pedagogia Escolar, Pedagogia Experimental, dentre outras mais.



*BUCHON, Consuelo Sanchez. Conceito de pedagogia. Rio de Janeiro. Coleçao A.E.C.6. 1962.